sexta-feira, 23 de abril de 2010

Insegurança...

Este texto não era para ser postado hoje, eu tinha outro texto comemorativo prontinho esperando pra ser publicado nesta data tão especial, mas, ficará na gaveta por mais um mês. Por ironia ou pelo simples fato do destino nos pregar algumas peças, vamos ao que tem pra hoje.
Insegurança é algo tão mágico, tão espetacular que é preferível mantê-la a distancia. O chão do meu banheiro me disse agora á pouco que jamais viveria inseguro, e me fez pensar... porque eu que sou um ser humano vivo assim? Fatos acontecem diariamente que nos desafia a suportar situações, a abrir a guarda, a perder o medo, a conseguir fechar a porta na cara do vizinho chato, a dizer “não”, “chega”, “desisto”, ou até mesmo “aceito”, “quero”, ou um simples “FODA-SE”. A questão que aqui existe é algo inusitado, uma pergunta que já se sabe a resposta, um porque sem nexo, uma simples dúvida; qual o motivo da tal insegurança aparecer em momentos tão críticos das nossas vidas? A resposta é obvia... permitimos sua presença, sentamos em seu colo como uma criança amedrontada, nos mostrando fracos por não encarar a situação porque duvidamos da nossa própria capacidade. Inseguros são os que não se sentem capazes, que não correm atrás de respostas com receio de ouvir as verdades... insegurança é a dor que bate forte no peito quando se termina um relacionamento, quando se perde o emprego ou quando se ganha algo que se julgue além do que imaginou, e aí não usufrui de tal bem. Insegurança é se esconder atrás de nomes fictícios, de identidades “fakes” pra ser quem você não é.
A cabeça humana não suporta o novo, a mudança, o desconhecido, se torna demais pra um ser tão óbvio. Quero aprender a voar e encontrar a minha imaginação em suas viagens mais longas e realizar tudo aquilo que um dia foi pensamento. Promovera alegria eufórica e inusitada numa tarde de quinta-feira, deixar ser ouvida uma gargalhada de humor apurado e sarcástico, e conseguir buscar no mais alto sonho o preenchimento de um vazio inseguro... saber que aquilo que almejo virá impávido como Mohamed Ali, ah virá! Sentir a levada da realização mais segura que pode existir e achar que a velha e boa confiança pessoal foi devolvida a mim. Que o acorde triste em Lá menor seja substituído por um Ré maior e que a trilha sonora da vida fale de amor, esperança, bom humor, alegria... que a felicidade soe com a mesma agilidade de um pássaro a levantar vôo. Que a lua testemunhe cada brilho dos olhos que encontram um fio de esperança ao se ver no espelho... que a dor da alma seja trocada por um balsamo suave, ou por uma brisa da noite... que a febre se acalme e a temperatura volte ao seu estado normal... que o drama vire comédia.
Que dia é hoje? Vinte três de Abril, oito meses de mudanças, meses de aprendizado, de encarar a insegurança e pegá-la pelo colarinho, olhar pro que realmente me interessa; que meu futuro brilhe mais que meu sorriso, e que tudo aquilo que corre atrás de mim possa ter seu sossego logo logo, porque falta pouco pra minha vida se tornar completa. E a insegurança ainda insiste em rodear os portões da minha mente, acorrentar meus sonhos e desejos, mas a tal já foi avisada que é bem vinda, contanto que respeite três exigências.
1 – Só apareça quando for chamada
2 – Vão embora quando eu quiser
3 - Jamais mandará em mm, muito pelo contrário, eu terei sempre o comando da situação.
Não gostou? Problema seu! Pegue seus “trapos de bunda” e suma daqui, pois não empresto nem muito menos troco o controle da minha vida. É isso!

4 comentários:

  1. Insegurança faz parte dos meus dias há algum tempo. Engraçado como vc a descreve aqui: algo mágico que deve ser mantido à distância! Eu bem q gostaria de mandar a minha pra casa do chapéu, pra bem longe mesmo, mas ela insiste em estar presente, me cutucando e me ferindo. Talvez um dia eu consiga deixá-la quietinha, mas até esse dia chegar, aconchego minha cabeça no meu travesseiro-insegurança e tento dormir em paz...

    ResponderExcluir
  2. Sentir-se inseguro é uma das coisas mais comum nos homens. Hoje ela nos acompanha, amanhã ela será esquecida. Mandá-la pra longe, só depende de nossas atitudes, de nosso olhar para frente acreditando sempre que a coragem virá tão forte como o medo, aí conseguiremos enfretá-la e de fato entender o que realmente nos domina!

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao tinha lido nenhum dos seus textos. Acabei de achar o link do blog no seu orkut.
    Tema complicado, presente e nem sempre sorridente...rs
    Piadas a parte, nao adianta que a inseguranca nao vai embora definitivamente. Ela da uns passeios, tira ferias, mas quando menos esperamos pinta de novo e muda o quadro. Mas acho positivo, pois nos obriga a reciclar pensamentos, atitudes e nos posicionar diante dos fatos. A vida nada mais é que uma mistura de sentimentos e a nossa pequenice, nos deixa inseguros. Bom é saber que existe um Deus que tudo pode e que mesmo que nao tenhamos palavras pra explicar o que sentimos, Ele nos acolhe nos bracos e a inseguranca fica do lado de fora, a vida volta a ser colorida, com cheiro de esperanca!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Apenas uma observação meu caro, rsrsr....sob a ótica científica o ser-humano tem uma enorme facilidade de adaptação a quaisquer que seja a situação ou fato.

    Abraço meu velho

    jOHn

    ResponderExcluir