quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Amor...

Às vezes nos pegamos reclamando que somos desorganizados, que não temos tempo pra nada, falando de nossos problemas... Eu sou uma pessoa que tem tremenda dificuldade em dividir meus problemas. Por mais que esteja na merda estou sempre acessível, mas fechado pra alguns assuntos, quieto, cara fechada e de pouquíssimas palavras. Ás vezes a vida pesa sob nossos ombros e somos atingidos por um sentimento ruim, isso é comum no nosso dia-dia. mas achei uma saída pra tudo isso... O Amor
Acho que amar não é apenas ver as qualidades, isso é estar apaixonado... e a paixão é um vulcão em erupção que certamente um dia irá adormecer, restando apenas incertezas. E quando a paixão é cultivada, tratada, reverenciada, ela se transforma em amor. O amor, por princípio, baseia-se em sentimento intenso que não esmorece mesmo diante de defeitos do “objeto” do sentimento. É gostar loucamente de alguém mesmo apesar de seus defeitos.
Entende-se que o amor de um pai ou mãe por um filho é eterno e incondicional. Deveria ser. Nem sempre é. Algumas relações se deturpam diante de desvios impossíveis de serem aceitos… mas isso nunca pode acontecer com uma criança.
Quando me deparo com situações de pais que repreendem seus filhos na frente de outras pessoas, por ele ter feito algo não muito satisfatório aos seus olhos, e ouço alguém dizer “por isso que não quero ter filhos” eu sinto pena. Pena daquela pessoa que acha que a relação entre pai e filho é diferente de qualquer outra relação: repleta de altos e baixos. A diferença é que ela tem um laço tão forte que é quase inquebrável. A diferença é que antes de ser pai você nunca vai entender o que é vê-lo no primeiro ultrassom, ouvir seu coração batendo em ritmo acelerado, ouvir seu choro quando sai da barriga da mãe, o valor do sorriso, de um olhar de agradecimento ou de carinho vindo dele. Você nunca vai entender o quanto esses atos podem mudar seu dia.
Ouvi algumas historias sobre crianças, dentre elas, de um homem que estava deprimido e ao chegar em casa se sentindo mal, um tanto que desgostoso de si mesmo, se deitou no sofá, cansado, triste. Deixou sua bolsa de lado, suspirou e colocou a mão na cabeça. Estava tão absorto em seus pensamentos que nem percebeu alguém se aproximando. De repente recebeu um beijo sua minha cabeça e ouviu uma voz que dizia “Fica assim não, pai. Eu te amo”. Com a mesma velocidade que veio ele se foi, jogando um io-io, esbarrando de forma desastrada nos móveis por dentro de casa. Com toda certeza aquele filho não tinha noção do que aquelas palavras significariam praquele pai. Duvido muito que ele tenha pesado o ato dele antes de chegar ali e o consolar. Ele apenas o sentiu e fez algo que nós, adultos, muitas vezes temos dificuldade em fazer. Aquele menino salvou o dia do seu velho pai.
Ouvi dizer que um garoto de 4 anos tinha um vizinho idoso ao lado, cuja esposa havia falecido recentemente. Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele, e simplesmente sentou-se ao seu lado. A mãe do garoto ao ver aquilo, o chamou e indagou:
- O que você disse àquele Senhor?
E ele respondeu:
- Nada. Só o ajudei a chorar.

Alunos da primeira série estavam examinando uma foto de família. Uma das crianças da foto tinha os cabelos de cor bem diferente dos demais. Alguém logo sugeriu que essa criança tivesse sido adotada. Logo uma menina falou:
- Sei tudo sobre adoção, porque eu fui adotada.
Logo outro aluno perguntou-lhe:
- O que significa “ser adotado”?
- Significa – disse a menina – que você foi gerado no coração de sua mãe, e não na barriga!

O pequeno Daniel estava disputando um papel na peça da escola. Sua mãe me disse que tinha procurado preparar seu coração, mas ela temia que ele não fosse escolhido. No dia em que os papéis foram escolhidos, ao buscá-lo na escola, Daniel correu para a mãe com os olhos brilhando de orgulho e emoção:
- Adivinha o quê aconteceu mamãe!
- Diga meu filho, disse a mãe com lágrima nos olhos...
- O meu papel - Disse Daniel - Eu fui escolhido para bater palmas e espalhar a alegria!

Num frio dia de Julho, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrine e tremendo de frio. Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:
- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrine?
- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos – respondeu o garoto…
A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar-lhe meia dúzia de pares de meias. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha. Nesse meio tempo, o vendedor havia trazido as meias e um par de tênis. A senhora calçou os pés do garoto. Ela pegou os outros pares de meias e entregou-lhe. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse:
- Sem dúvida, vai ser mais confortável agora.
Quando ela se virou para ir embora, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente com lágrimas nos olhos e perguntou:
- Você é a esposa de Deus?

Lendo isto, começo a entender um pouco do que será minha vida daqui a uns meses. Quero demais poder ser para o meu filho tudo aquilo que um dia sonhei e disse que seria. Farei de tudo pra aguçar meu humor ao adentrar a porta de casa, e deixar tudo que faz parte do mundo externo bem longe do "nosso mundinho". Quero me sentar no chão e brincar como se tivese apenas 5 anos de idade. Ganhei de presente uma filha que foi gerada em meu coração (já que não tenho útero), que já me ajuda a ver a vida de uma outra maneira, e uma mulher que é fantástica em tudo que faz e que eu amo incondicionalmente... o que eu quero mais nessa vida? Escrever sobre coisas que vejo, ouço e leio, e dar rumo a alguns projetos que tenho, ou melhor, que temos, pois somos um... quatro pessoas que se tornam uma só. Rodrigo, Juliana, Giovanna e Igor/Malu. Uma família que será ainda mais feliz do que já é. Amo minha vida, amo as pessoas que me rodeiam, amo viver, amo demais minha mulher e filhos... como já disse no começo, o Amor é a única saída pros problemas do dia-dia.

2 comentários:

  1. Muitas palavras são realidade, muitas são apenas sonhos... Gosto de ver vc falando certas coisas...Gosto de ver vc sonhar, espero que eu consiga chegar, vencer... Assim como nós desejamos, prometo a você amor eterno e que eu nunca vou desistir... Sou e penso assim, por que voce me permite, permite que eu seja eu mesma... Seremos uma familia estruturada, isso é o que eu peço a Deus todos os dias...Que Deus nos abençoe meu amor!!! E não vejo a hora de ver voce brincado com os nossos filhos no tapete da sala... Nunca esqueça que eu te amo eterno!!! Um dia eu já te escrevi isso, mas vou deixar registrado aqui também:

    "Se um dia eu tivesse de escolher apenas uma vida para salvar, havendo você e nosso filho como opções, abraçaria você e ele e diria: “Não há lugar em que eu possa ir e ser feliz neste momento, a não ser aqui, pois desejo estar com vocês onde for o nosso destino – juntos – Uma família”.

    Nunca esqueça: Eu juro que sempre estarei lá por você, não há nada que eu não faria por você!

    Te amo!!!

    Beijos... Sua mulher!!!!

    ResponderExcluir
  2. O amor é sempre a melhor saída. Para entender os que nos geraram, para entender os que chegaram pra ficar, para entender os que ganhamos de presente, para esperar aquele(a) que mudara nossa vida definitivamente. E para lembrar Daquele que morreu por nós, sofreu e deu Sua vida pra nos dar a opcao de viver de forma plena.Foi por amor!
    Bjs,

    ResponderExcluir